mais manoel de barros

"a nossa visão é um ato poético do olhar."

um passarinho

às vezes eu me assusto com as dimensões dos trabalhos que vêm até mim. são grandes, importantes. eu me assusto com o precipício que é todo desafio. mas quando eu percebo que me joguei no abismo de corpo e alma, me dá uma sensação linda, de liberdade. me sinto um passarinho a voar entre as palavras.

"eu vi a manhã pousada em cima de uma pedra" manoel de barros

feliz dias novos

para a astrologia, o ano começou em 20 de março de 2010, às 14h32. ano da vênus, planeta do amor, dos afetos e dos dinheiros. que suas bençãos se estendam sobre nós.

a bela flor de lótus

por dentro e por fora

tanta tarefa a pensar e nenhum assunto a compartilhar. às vezes, a vida é assim: cheia de assuntos dentro da gente e nenhuma conversa da gente pra fora.

sobre dieta e abstinência

estou há 09 dias sem café. desde que me conheço por gente, nunca fiquei tanto tempo sem tomar o meu cafezinho. era assim, eu acordava e já ia para o fogão esquentar a água. sempre comprava pó de boa qualidade, ou era o pilão ou, depois da invasão dos importados, comecei a comprar o bravo. adorava o cheiro que saía da água quente em contato com o pó. eu tomava meu café, geralmente com torradas e requeijão.depois eu ia para a Yoga, ou então ia tomar banho. quando eu acordava tarde, ia para a minha prática e, na volta, preparava meu café de rainha negra. aí era mais um na parte da manhã (ou dois, quando estava trabalhando em agência, ou três quando estava com um trabalho difícil). almoçava e mais um. à tarde mais uns dois ou três. enfim, era café pra dedéu.

agora que estou fazendo a dieta ayurvédica não estou tomando café. nos sete primeiros dias era proibido, hoje eu já posso, mas não quero. tive abstinência. nos primeiros três dias eu senti a pior dor de cabeça da minha vida, parecia que ela pesava umas dez toneladas. a partir do quarto dia a dor foi indo embora e hoje já não sinto mais. de vez em quando tomo guaraná em pó, para despertar, para lembrar um pouco da sensação estimulante que o café me trazia. mas ontem não tomei nada, só para não criar mais um hábito.

hoje é sábado, estamos prestes a ir para uma festa. eu me sinto cansada porque acordei super cedo, são 6 horas da tarde e o desejo me vence, desço e começo o meu ritual cafeinístico. coloco a chaleira para ferver enquanto preparo o coador de pó para receber a minha dose de bravo. a água ferveu e eu voltei atrás. recoloquei o pó no pote, o coador na caixa e decidi não tomar o café. vou ficar mais uns dias sem. é bom vencer desejos. fortalece a auto-estima.

ayurveda

a medicina da vida em indiano. uma linguagem antiga, com mais de três mil anos, que entre tantos repertórios diz que nós somos feitos da combinação de três estados (ou doshas) pitta, vata, kapha. cada qual com suas idiosincracias, com suas características próprias. em resumo, pita é fogo, vata é ar e kapha é água. eu sou pita, mas logo abaixo tem vata e kapha empatados. trocando em miúdos? não sei estou fazendo um tratamento de purificação, eliminação de toxinas. combina dietas, massagens e astanga vinyasa yoga. hoje é meu segundo dia de dieta e já me sinto mais quentinha por dentro.

meu cardápio por 7 dias:
até 8h da manhã
pão integral com mel

entre 12h e 13h
kitchari - arroz integral com lentilha ou feijão azuki e vegetais com massala (um tempero indiano)

às 16h
pão integral com mel

até às 20h
sopa de legumas, caldo.

só.
vamos ver o resultado, no corpo, na mente e na alma.
namastê

o porteiro

você percebe quando está indo muito a um cliente quando o porteiro que abre a catraca para os carros entrarem, te pergunta: "esqueceu o crachá hoje?"

o segredo dos seus olhos

filme argentino de primeiríssima linha. uma história policial é fachada para a verdadeira questão que é o medo de amar, medo de arriscar, mas que o amor é maior que todos os medos. enfim não vou falar mais para não estragar. é um belo espetáculo.