agosto

dizem que é o mês do cachorro louco. mês de maus presságios. eu não acredito nisso. agosto é o mês de Leão, na astrologia, um dos signos mais positivos e generosos e,  lá pelo dia 21/22 entra Virgem, o signo dos detalhes, do perfeccionismo e também dos bons hábitos, da boa rotina. pois bem, que seja bem-vindo agosto. ao gosto de cada freguês.

e e minha chow chow, nina

um clássico

aí vai uma palhinha

show do otto

ontem fomos a um show incrível do otto no sesc pinheiros. uma delícia de som, um carisma de cantor. ele é pernambucano, como todos da sua banda. fazem uma música de entrega total. quando eles entraram no palco imediatamente todo o público se levantou e assim foi o espetáculo inteiro. todo mundo de pé. saudando os deuses da música. eu dancei o tempo todo e cheguei em casa muuuuuito feliz.

coisas interessantes da web

poesia

você fala
eu te amo.
você fala.
eu, te amo

alice ruiz leminski

julho,

três gripes e uma virose!
tudo num só mês.

jantar

adoro jantar com amigos, uma oportunidade de trocar um pouco de afeto no meio da rotina. ontem fui na casa de um casal muito próximo e muito querido. tinha lá um outro casal, estrangeiro. nós brasileiros falávamos das mazelas atuais do brasil - violência, crack, custo de vida absurdo em SP - e estava tudo certo até eles, estrangeiros, começarem a falar  mal também. disseram que não queriam criar a filhinha deles aqui. aí eu fiquei brava. e comecei a defender meu país. lembrei do filme da havaianas. dois amigos estavam na praia falando mal do brasil, ao lado deles um argentino que ouvia a conversa. de repente, o argentino decide dar sua opinião, concordando com os brasileiros. na mesma hora, os brasileiros ficaram indignados e começaram a defender o Brasil.

pois é. vai entender essa paixão.

eu recomendo

josé eduardo agualusa (escritor angolano)
mia couto (escritor moçambicano)
pd james (escritora inglesa)

esses são meus escritores atuais, meus companheiros de letras

oráculo de palavras

adoro colecionar frases, fico pesquisando nos livros, tentando encontrar uma que me dê um alento. é quase como se fosse um oráculo. lembro que quando era pequena, eu gostava de brincar de dicionário. fazia uma pergunta e abria o dicionário aleatoriamente, e na página aberta eu apontava o dedo para um lugar - tudo isso de olhos fechados - quando abria os olhos lia o vernáculo para o qual meu dedo apontava. vira e mexe saía alguma palavra esdrúxula. quando era assim, eu refazia o jogo. geralmente as perguntas tinham a ver com a vida amorosa. quando cresci a brincadeira se foi, mas o hábito de ficar vasculhando palavras continua.

mais agualusa

"os milagres acontecem a cada segundo. os melhores costumam ser discretos. os grandes são secretos."

mia couto

"cada canção é uma janela que se abre para o lado de dentro do sol."

em salvador, numa barraca do porto da barra

passa-se com a alma algo semelhante ao que acontece com a água: flui. hoje está um rio. amanhã estará mar. a água toma a forma do recipiente. dentro de uma garrafa parece uma garrafa. porém, não é uma garrafa. eulálio será sempre eulálio, quer encarne (em carne), quer em peixe. vem-me à memória a imagem a preto e branco de martin luther king discursando à multidão: eu tive um sonho. ele deveria ter dito antes: eu fiz um sonho. há alguma diferença, pensando bem, entre ter um sonho ou fazer um sonho. eu fiz um sonho.

josé eduardo agualusa, em "o pensador de pássados".

R$ 1060,00

hoje senti no bolso o preço altíssimo de um medicamento que o médico prescreveu para minha mãe, para curar uma gripe. sem perguntar, sem compartilhar, sem se importar com o outro, na verdade. mil e sessenta reais. uma dose única. (eu chorei)

não é justo um único remédio custar dois meses de trabalho da maioria dos trabalhadores brasileiros que se viram com um salário mínimo.

daniel, em movimento

entre eu e você

entre eu e você
um atlântico
entre eu e você
barcos à vela
pilotos, aviões
naufrágios
discos voadores têm?
entre eu e você
vapor

cinco anos que ela partiu

na sexta-feira, dia 01 foi aniversário de partida da minha irmã. desde que acordei lembrei-me dela e desejei todo o bem para seu ser, seja lá onde ele estiver.

a morte é dolorosa. ainda sinto uma super saudades. fico triste, choro, melancólica, querendo conversar e ouvir as opiniões dela, suas orientações. muitas vezes eu falo sozinha com ela. conto fatos, novidades da família, peço conselhos e proteção. será que ela me ouve? acho que sim. acho que em algum plano, lá está ela, prestando atenção em mim.

yoga

descobri a yoga (tem gente que fala "o yoga", mas eu prefiro o feminino) há 5 anos. desde então, faço regularmente de 3 a 4 vezes por semana. quero chegar a fazer todos os dias.

para mim não tem nada melhor do que uma prática logo pela manhã. alonga, respira, centra, inspira, prepara, repara, traz paz, quietude, amor, vontade de viver, felicidade.

no sábado de manhã fui fazer uma aula de duas horas. no começo foi difícil, tinha bebido vinho na noite anterior, estava cansada, mas depois de meia hora, já sentia a energia voltando a fluir, mexendo com as vísceras, tirando toxinas. saí de lá, leve, flutuante.

a yoga muda a vida.