jantar

adoro jantar com amigos, uma oportunidade de trocar um pouco de afeto no meio da rotina. ontem fui na casa de um casal muito próximo e muito querido. tinha lá um outro casal, estrangeiro. nós brasileiros falávamos das mazelas atuais do brasil - violência, crack, custo de vida absurdo em SP - e estava tudo certo até eles, estrangeiros, começarem a falar  mal também. disseram que não queriam criar a filhinha deles aqui. aí eu fiquei brava. e comecei a defender meu país. lembrei do filme da havaianas. dois amigos estavam na praia falando mal do brasil, ao lado deles um argentino que ouvia a conversa. de repente, o argentino decide dar sua opinião, concordando com os brasileiros. na mesma hora, os brasileiros ficaram indignados e começaram a defender o Brasil.

pois é. vai entender essa paixão.

4 comentários:

  1. hoje eu fiz um passeio de trem com meu neto, e ouvi um homem que dizia e repetia "só no brasil isso acontece!", referindo-se a diversos locomotivas e vagões abandonados numa estaçãozinha do interior.
    fiquei brava também - embora ele fosse brasileiro - pq duvido que ele conheça TODOS os países do mundo pra poder afirmar isso!
    voltei pra são paulo comentando isso com minha filha, a mania que as pessoas têm de falar mal do país, e o tanto que é irritante.

    ResponderExcluir
  2. é verdade, fátima. eu acho que a gente deveria reverter essa inércia do 'falar mal'. é um hábito tão arraigado que se torna inércia.

    ResponderExcluir
  3. sisi, senti o mesmo quando um namorado meu, frances que morava no rio, começou a falar mal do Brasil numa viagem que fizemos. Nunca senti tanta raiva. É igual com amigo: a gente pode falar mal, os outros não.

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo, Fefê, só a gente pode falar mal.

    ResponderExcluir