venenos de família

Assumpta era de Careggine, vila perto de Lucca, na Toscana. Antônio Luiz (Tonico) era de Campos do Meio, Minas Gerais. Ela veio para o Brasil no começo do século XX, com as irmãs. Não sei se os pais também. Ele era um fazendeiro, neto do Barão de Pontal, filho do Vovô Chiquinho, um grande pecuarista e abolicionista. Antes de morrer, vovô Chiquinho doou a terça-parte de suas terras para os escravos. E foi morto com cicuta, parece que por seu sogro, o Barão, que era um grande escravagista. Isso é o que contam. O sogro mandou envenenar o genro por causa de suas ideias e das terras. Só que o veneno saiu pela culatra, pois a minha bisavó, filha do barão, também morreu nessa artimanha. E assim, os pais do vovô Tonico, morreram com 40 dias de distância um do outro, os dois envenenados. Deixaram 4 filhos. Um deles se casou três vezes, a última delas com a Assumpta e tiveram 8 filhos. Um deles é minha mãe, que se casou com Paulo, também mineiro de Divinópolis e tiveram 4 filhos, um deles sou eu.

3 comentários:

  1. Simoneta! Adorei as fotos e a história de nossa família!! Meu pai já tinha me contado, mas nào me lembrava de todos esses detalhes... E a vovó AssumPTA tá bonitona hein!! Bjs de sua prima mais amada:Andrea!!

    ResponderExcluir
  2. Andrea, como está a província? você leu todo o blog?

    ResponderExcluir
  3. A província está a mil por hora!!!! Já se preparando para a grande festa que ocorrerá na próxima semana!!!! HAHAHHA!
    Eu li quaaaaase todo o blog e gostchei MUTCHO!! A Anoca esteve aqui semana passada e vimos uns DVDs antigos da familia, para montar o dos noventào do Vicentão. Em um deles tem o casamento, acho que da Titita, que deve ser de onde saiu essa foto da vovó com o vovô, que mais parece enterro...
    E como vai de casa nova? Bjs querida, pra vc e pro Sergio!!

    ResponderExcluir