o mundo da pirataria

eu sempre fui contra essa história de pirataria, mas bastam os EUA lançar essas leis estúpidas da SOPA e da PIPA que passo automaticamente para o outro lado. o fato é que minha opinião vem mudando ao longo do tempo. sei que os artistas, os criadores (eu me incluo nesse segundo time) precisam 'viver' de suas obras. porém imagino que precisamos descobrir novas formas de remuneração. um músico precisa ganhar dinheiro de outra forma que não seja uma ínfima porcentagem da venda de um CD (que aliás custa os olhos da cara). penso que ele pode fazer shows, e penso que pode pedir para que os internautas paguem o quanto quiserem para baixarem suas músicas. sei que alguns músicos já estão fazendo isso e o resultado para eles está sendo muito bom. digo, as pessoas que 'baixam' suas músicas, acabam pagando por elas. o fato é que leis estúpidas não mudam o mundo. o mundo que vivemos está mudando por si só, precisamos é nos reinventar sempre.

acho que essa é a lição.
por falar nisso, assim que o FBI prendeu o dono de um dos maiores sites do mundo de download de filmes, outros sites já se organizaram e estão disponibilizando o conteúdo (filmes). enfim, o mundo é muito mais orgânico (flexível, auto-regulador) do que sempre foi.
e isso me dá um alento incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário